Sete Prazeres Imortais - Inveja

 Sete Prazeres Imortais" no Instituto Guimarães Rosa, Centro Cultural Brasil Angola, em Luanda. Exposição patente ao público até 11 de Março de 2023.


INVEJA

 

Invejo-te por seres tão bela, por seres graciosa e até, quem sabe, vitoriosa!

Invejo-te por seres quem és, aquele ser em que a empatia cola em ti

Em que a simpatia se esfrega em ti

E tudo dança como se em sintonia, se manifestassem

 

Mas sabes? É uma inveja boa! Não é uma inveja de te querer mal, não!

É uma inveja de desejo de ser como tu

É aquela inveja a que eu chamo de musa, ou até inspiração para me esgueirar e servir de catapulta para um salto maior, um dia, quem sabe…

 

Mas tu escusas de fazer essa inveja enaltecer!

Eu invejo-te, sim, é verdade, mas de forma inspirada

Tu provocas invejas de uma forma desesperada

Eu inalo esperança, não o que perfumas

Tu perfumas cobiça, não o que eu respiro

 

Invejo-te porque sinto a empatia querer-te e tu nega-la!

Sinto a simpatia desejar-te e tu afasta-la!

 

Invejo-te pela dança que elas em ti embalam e tu desdenhas.

Venham até mim, que eu vos cuido sem inveja provocar!

 

Ana Mascarenhas