Biografia

Ana Mascarenhas nasceu em Lisboa no dia 28 de Julho de 1969. Trabalha há mais de 30 anos na área das Tecnologias de Informação e Comunicação. Empreendedora na área da Gestão Hoteleira abraçou um projeto ao qual dedicou, também, parte do seu tempo. No entanto, a sua formação académica pauta-se pela área das Letras, é Licenciada em Estudos Portugueses e Lusófonos e tem uma Pós-Graduação em Gestão de Empresas. As suas maiores paixões são a escrita e a fotografia e o seu lema de vida é Meditar, Amar e Viajar. 

Na década de 90 participou ativamente para a já extinta revista “Cérebro”, escrevendo artigos sobre Software de Gestão. 

·       Por convite publicou três livros escritos em prosa poética e poesia narrativa e um romance interventivo:

§  O primeiro intitulado “Louca Sensatez” reflete a sensualidade e o erotismo feminino, foi publicado em 2009 pela Editorial100 através da chancela Torre de Gente.

§  O segundo intitulado “Em Carne Viva” reflete o crescimento da pessoa na sociedade e, foi publicado um ano depois, 2010, igualmente, pela Torre de Gente.

§  O terceiro intitulado “Vazios da Escrita” representa o crescimento interior da pessoa. Um livro prefaciado pelo escritor, filósofo, ensaísta e professor Miguel Real. Este último foi publicado em 2011 pela chancela da EdiumEditores.

§  O quarto intitulado "Silêncio Denunciado" denuncia os males da sociedade e foi publicado em 2012 novamente pela chancela da Torre de Gente.

 

·       Em Maio de 2011 participou no III Encontro de Escritores Lusófonos, um evento promovido pela Câmara Municipal de Odivelas. 

·       Também em Maio, mas no ano 2012 participa no programa televiso da TVL “Conversando”. Um programa sobre Cultura Portuguesa. O tema abordado foi a literatura como forma de intervenção… 

·       Igualmente em Maio de 2012 participa no programa cultural de Jaime de Carvalho da RDP Internacional. 

·       Uma vez mais em Maio de 2012 publica sob a chancela Torre de Gente o seu primeiro romance. Um romance interventivo intitulado “Silêncio Denunciado”. Não se trata de um romance cor-de-rosa, pois, retrata os vários males que habitam nas várias sociedades de um mundo que se diz globalizado. Reflete temas tão atuais como cruciais. Mutilação genital, violação, tráfico de órgãos humanos, minas terrestres, barrigas de aluguer, infanticídio feminino na China, lapidação e muitos outros temas que se dizem fazer parte das várias culturas de vários povos, são os principais ingredientes que marcam esta nova faceta da sua vida literária. Digamos que, trata-se de um manifesto que denuncia práticas abusivas das várias sociedades. 

·       Em Outubro de 2015 participa no programa cultural de Carlos Pinto Costa na RDS Lisboa para apresentar o seu próximo Livro "Os Limites do mal…". 

·       Em Abril de 2016 lança a sua primeira autobiografia. O seu quinto livro reflete uma parte da sua vida e, infelizmente, reflete também a vida de muitas outras Mulheres, a violência doméstica. Intitulado "Os Limites do mal..." é lançado na FNAC Vasco da Gama pela chancela da Lua de Marfim. 

O seu cunho pessoal distingue-se na forma como escreve, sendo que, a primeira pessoa é o fator primordial. Independentemente do género a que se refere, seja poesia narrativa, prosa poética, romance, tese, ensaio ou reflexão, a escrita pauta-se sempre na primeira pessoa do singular. Digamos que se trata de uma roupagem diferente no modelo literário. 

No âmbito da fotografia, digamos que a sua paixão começou em Março de 2015 quando um grupo de amigos a convidaram para fazer parte de um projeto intitulado “VêSó”. Este projeto dedica-se a fotografar os musseques de Angola, para criar um registo fotográfico para que as gerações vindouras percebam como viviam as gerações anteriores, uma vez que, espera-se que a curto, médio prazo estes musseques venham a extinguir-se dando uma melhor e maior qualidade de vida ao povo angolano. 

·       Em Dezembro 2015 – Participa na exposição - Projeto VêSó - com duas fotografias de sua autoria na Floresta do Kinaxixi em Luanda. 

·       Em Abril 2016 – Participa na exposição – Projeto Áfricas – com 7 fotografias de sua autoria na prestigiosa Estação Cabo Branco Ciência Cultura & Artes, obra prima de Óscar Niemeyer em João Pessoa, capital da Paraíba, nordeste do Brasil. 

·       Em Junho 2016 Ganha o Prémio VEA – Vivre en Angola, ficando em 3ºlugar no Concurso de Fotografia lançado pela prestigiada petrolífera Total.


                                                        A Beleza do Horror
3ª Lugar - Prémio VEA - Vivre en Angola


·    ·       Em Novembro 2017 lança o seu primeiro livro de fotografia, “Iceberg Angola”, será o seu sexto livro e o seu primeiro desafio a nível da imagem. Um livro publicado pela chancela da Editora Ômega que reflete a vida e os costumes de um povo e de uma realidade bem diferente a que estamos acostumados a ver, os Musseques de Angola. 

·       Em conjunto com o lançamento expõe cerca de 20 obras fotográficas na “Casa de Angola” em Lisboa.


Algumas das fotos expostas




Continuando no âmbito da literatura, 

·       Em Março de 2018, participa com 4 poemas numa coletânea de poesia de poetas portugueses em Língua Portuguesa, intitulado “OPUS”, Antologia Poética, pela chancela Temas Originais.

·       Em Setembro de 2019 participa com 3 poemas numa Colectânea Literária de Poetas Lusófonos, intitulado “IDEÁRIOS”, sob a égide de "A Chama", ex -revista literária.

·       Em Maio de 2021 é selecionada com uma fotografia de sua autoria para uma exposição intitulada “Olhares Cruzados – A Europa em Angola”, onde se pretende fomentar uma reflexão sobre as interações entre as culturas europeia e angolana, em particular pelo modo como os direitos fundamentais são observados por olhares com origem em ambas as culturas. A fotografia escolhida espelha o tema “Ambiente” e ficou patente durante o mês de Maio no Camões – Instituto de Cooperação e Da Língua Portuguesa em Angola.


Em 16 de Fevereiro de 2023 inaugura a sua primeira exposição individual de Fotografia aliada à Poesia. Uma exposição que fica patente até dia 11 de Março do mesmo ano, no Instituto Guimarães Rosa, Centro Cultural Brasil Angola em Luanda.
“Sete Prazeres Imortais” foi o nome dado a esta exposição, alusiva aos Sete Pecados Capitais, pai de todos os prazeres, aqueles que são imortais, aqueles que reproduzem gerações atrás de procriações. São prazeres ancestrais que carregam ou aliviam a energia, que nos atemorizam ou até nos alimentam e nos saciam.




·      No dia 31 de Março do mesmo ano, é convidada pela Rádio Cultura Angola, pertencente à Rádio Nacional de Angola para o Programa Manhã de Prosas. Foi entrevistada pela locutora Rosa Lemos para falar sobre a sua mais recente paixão, a fotografia.