Sete Prazeres Imortais - Gula

Sete Prazeres Imortais" no Instituto Guimarães Rosa, Centro Cultural Brasil Angola, em Luanda. Exposição patente ao público até 11 de Março de 2023.


GULA


O prazer de comer é algo que hoje se manifesta pela elegância da restrição.
Hoje restrinjo-me ao essencial, não quero pão, nem arroz, massas e muito menos feijão. Também não quero bolos ou doces… esses, recheados de gordura ou fritos, pelo mal que faz ao meu colesterol.

A elegância dita o que devo comer, deixei de ser gulosa, essa gula que se manifesta em muitos, para mim não é senão, o vicio de comer sem prazer.
O meu prazer está na elegância, não no que como.

Sim… mas o que acontece aos meninos de África, às crianças espalhadas pelo mundo que choram pela dor provocada pela fome? Onde há gordura há formosura, onde há abundância, também há rejeição, porque a sociedade diz que os corpos devem ser esbeltos, esguios e sem gordura ou curvas, mas, e onde há fome há o quê?

Se não querem alimentar-se, ótimo, há quem queira. Vamos distribuir comida para saciar a gula de todos os meninos que passam privações, essa gula a que eu chamo de fome, essa gula a que eu chamo de prazer pelo simples facto de saber saborear o que hoje tenho para mastigar.

Ana Mascarenhas