Sete Prazeres Imortais - Preguiça

 

"Sete Prazeres Imortais" no Instituto Guimarães Rosa, Centro Cultural Brasil Angola, em Luanda. Exposição patente ao público até 11 de Março de 2023.


PREGUIÇA

Deitado vomito noticias paridas do nada, pois não as leio, tenho preguiça

Dormito e acordo, coloco o jornal na cara para o Sol não me queimar

Mas de nada vale, as letras desse jornal, ajudam o Sol a peneirar o meu lençol

 

Troco do jornal para um livro, aquele que cheira a sapiência, mas também não o leio

Apenas o abro para me ajudar a esconder a cara da luz, ou até de mim próprio

Afinal, é esta preguiça que me destrói, mas também me constrói, este meu vadio fardo

Esta displicência que aprendi e com ela em toda a minha vida vivi, agora não sei como a acordar, pois o sono acompanha-me, a preguiça respeita-me e o sonho alcança-me com quem alcança o altar

 

Por isso durmo!

Durmo de chapéu, com jornal ou sem ele, com ou sem livro, mas durmo

Durmo desalmadamente, e quanto mais durmo, mais sono tenho, mas a preguiça encontra-me e respeita-me, desenvolvendo em mim esta necessidade enorme de antecipar o sono eterno a que chamamos morte, porque durmo continuamente tornando-me a pessoa mais ociosa do universo sem saber sequer o que é viver!

 

 

Ana Mascarenhas