III Encontro de Escritores Lusófonos

A convite da «EdiumEditores» estarei presente como oradora no evento "Encontro de Escritores Lusófonos"



A minha participação será na "Sala de Adultos", no dia 21 de Maio, pelas 16h30 no Centro de Exposições de Odivelas e Biblioteca Municipal D. Dinis
Terá como moderadora do debate Ana Jordão (Jornalista, RDP África)





CENTRO DE EXPOSIÇÕES DE ODIVELAS E BIBLIOTECA MUNICIPAL D. DINIS

III Encontro de Escritores Lusófonos

1. A literatura teve sempre grande destaque nas anteriores edições da Bienal de Culturas Lusófonas.
É por isso que nesta terceira edição (a 20, 21 e 22 de maio de 2011), voltará a haver um Encontro de Escritores Lusófonos. Será um encontro especial e imensamente alargado, durante três dias, onde haverá a passagem e presença de cerca de cinco dezenas de escritores oriundos de todos os cantos da lusofonia. Depois deste III Encontro de Escritores Lusófonos estamos certos de que Odivelas se tornará uma espécie de capital da literatura de língua portuguesa.

2.Teremos três dias de debates organizados por painéis, de apresentações à imprensa, de apresentações ao público e de algumas homenagens. Mas o convívio entre escritores de diferentes paragens, unidos pela mesma matriz cultural, ao nível da língua, será da maior relevância.
Um dos painéis em destaque será, precisamente, o que celebra aqueles escritores que vivendo fora dos países de língua oficial portuguesa, escrevem em português e, em alguns casos, são escritores bilingues, nomeadamente radicados na Europa.

3. Em 2011 celebram-se os 750 anos do nascimento de D. Dinis, o Rei-Poeta e Lavrador. O III Encontro de Escritores Lusófonos será uma das formas de prestarmos essa devida homenagem.
Aliás, não poderia haver melhor forma de a realizarmos.

4. Durante todo o Encontro de Escritores haverá apresentações de livros e contactos regulares com a imprensa. Os diferentes painéis decorrerão em circuito aberto, isto é, todo o encontro será franqueado ao público em geral.

5. Haverá momentos especiais com performances ao nível do canto, da música e da declamação.
Destaque para a fadista japonesa Yoko, a atriz e declamadora Paula Nunes e para o maestro e pianista do Teatro S. Carlos, Nuno Lopes.