Iceberg Angola - Discurso de Apresentação

Boa tarde a todos(as)!

E, antes de começar o meu discurso, quero agradecer a Vossa presença neste evento.
Um Obrigada a todos(as) por me apoiarem estando aqui numa quinta feira ao final do dia, por apreciarem o meu trabalho, e por gostarem desta nova faceta da minha Vida que, confesso, tardiamente descobri, por isso e muito mais, o meu Obrigada!

Eu comecei a fotografar há cerca de 2 anos e não fazia a mínima ideia o que me esperava.
Não sou uma fotógrafa profissional, sou uma perfeita amadora, mas, completamente apaixonada pelo que faço. Tudo o que aprendi foi via youtube, muitos clicks fracassados e outros recheados de sucesso, muito treino, persistência, mas acima de tudo, muita paixão e sede de querer aprender sempre mais e mais…

Foi através de um convite de uma grande amiga minha que entrei para estas lides fotográficas, entrei para um projeto de nome “VêSó”, em Angola. Um projeto que visa, essencialmente, criar um registo fotográfico dos bairros (musseques) de Angola, para que as gerações vindouras possam ter um testemunho de como as gerações anteriores viviam.

Comecei com um telemóvel, depois com a câmara emprestada da minha mãe, até que chegou a altura e decidi comprar a minha primeira câmara fotográfica.

E, aos poucos, a minha paixão foi crescendo, e foi crescendo numa direção:
Captar a essência humana, captar a dignidade humana, captar momentos únicos e tão próprios de uma sociedade reduzida a pó, a cinzas, captar a Alma de um povo sofrido, mas sempre com um sorriso nos lábios.

Nunca em momento algum, quando comecei nesta minha “Era” dos clicks, pensei em publicar um livro de fotografia. Mas, o portfólio foi crescendo, o registo fotográfico foi tomando proporções algo inimaginável e, foi de um momento para o outro que nasceu a ideia de publicar algo que acho merece ser partilhado.

Chamar o “Horror da Beleza” a um dos quadros ao qual fiquei em 3ºlugar num concurso fotográfico, lançado pela petrolífera Total foi, também, o mote que deu origem à pergunta: Porque não?

Porque acredito que, em todo o horror consegue-se captar, também, a beleza.

O Livro “Iceberg Angola” revela, como a própria palavra diz, a profundidade de um país, o outro lado de uma Angola que não se vê a olho nu, é preciso saber observar, é preciso desafiar o medo ou o receio, é preciso constatar de alguma forma que essa Angola ainda existe.

Criei uma capa que revela isso mesmo. Um menino que esconde debaixo da sua cabeça o seu corpo (a outra Angola), a boca tapada por uma água escurecida (o petróleo), orelhas a descoberto, porque podemos ouvir, mas devemos ter cuidado com o que falamos. Perfeitamente (a)normal quando se tem o síndrome da guerra.

Captar estes momentos, a vida de um povo sofrido, a essência de um povo subnutrido, mas registar algo que quero acreditar ter os seus dias contados. Quero acreditar que este testemunho em forma de livro seja visto de uma forma crítica, mas construtiva, para que todos nós que fazemos parte desta sociedade, desta aldeia grande a que eu chamo mundo, possamos mudar a vida deste povo, a vida deste e de outros povos, porque não é só em Angola, não é só em África, Ásia está cheia de pobreza recheada de miséria.
É impreterível que façamos algo, é indispensável que as organizações acordem, é urgente que mudemos as nossas prioridades. Os valores humanos estão a perder-se à velocidade da luz, o que importa é a riqueza material, o que de facto interessa é a matéria, quando na realidade não somos mais que meros peões à procura de algo comum. A felicidade!

A prova disso está nesta livro, crianças que nada têm, mas nunca o sorriso lhes falta, pessoas que tudo lhes falta, mas não perdem a esperança de ser felizes, fazem da dança o seu refúgio, dos seus sorrisos as suas casas.

Sorriem, cantam e dançam à luz do céu sem estrelas, com pés descalços de terra batida, atravessando oceanos de esgoto para irem à única casa onde conseguem ter fé. Uma falsa fé, é certo, porque ainda há quem se aproveite da desgraça alheia para enriquecer à conta, mas é assim que eles são felizes, e porquê?

Porque uma nação começa com a educação e essa, essa continua a não ser a prioridade de muitas nações.

E, mais não digo, estaria a desvendar algo que pode facilmente ser visível através do livro “Iceberg Angola”.

Fiquem com o livro “Iceberg Angola” e apreciem o que de belo deve ser apreciado mesmo que o horror ainda nos choque.


Bem hajam!

Ana Mascarenhas

19 Nov 17