Ana Mascarenhas na Revista Novos Talentos


A Autora Ana Mascarenhas encontra-se na Revista Cultural de Novos Autores intitulada
Novos Talentos






Sugestões de Leitura da Revista Novos Talentos


Artigo Publicado


Ana Mascarenhas nasceu em Lisboa no dia 28 de Julho de 1969.
Presentemente reside no Concelho de Mafra ao qual faz honras em morar junto ao campo, junto à praia e perto do silêncio da solidão recheado no meio da multidão, ou seja, perto da capital, Lisboa.

Trabalhou cerca de 20 anos na área das Tecnologias de Informação e Comunicação, no entanto, a sua formação académica pauta-se pela área das Letras. Licenciada em Estudos Portugueses e Lusófonos e Minor em Estudos Literários e Artísticos dedica-se, atualmente, à escrita, leitura e respetivas traduções e revisões literárias.

Por convite publicou três livros escritos em prosa poética e poesia narrativa.
O primeiro intitulado "Louca Sensatez" reflete a sensualidade e o erotismo feminino, foi publicado em 2009 pela Editorial100 através da chancela Torre de Gente.

O segundo intitulado "Em Carne Viva" reflete o crescimento da pessoa na sociedade e, foi publicado um ano depois, 2010, igualmente, pela Torre de Gente.

O terceiro intitulado "Vazios da Escrita" representa o crescimento interior da pessoa. Um livro prefaciado pelo escritor, filósofo, ensaísta e professor Miguel Real. Este último foi publicado em 2011 pela chancela da EdiumEditores.

No presente ano, 2012, irá publicar o seu primeiro romance. Não se trata de um romance cor-de-rosa, antes é um romance interventivo. Retrata os vários males que habitam nas várias sociedades de um mundo que se diz globalizante.

Reflete temas tão atuais como cruciais. Lapidação, mutilação genital, violação, tráfico de órgãos humanos, barrigas de aluguer, infanticídio feminino na China e muitos outros temas que se dizem fazer parte das várias culturas de vários povos, são os principais ingredientes que marcam esta nova faceta da sua vida literária.

O seu cunho pessoal distingue-se na forma como escreve, sendo que, a primeira pessoa é o fator primordial. Independentemente do género a que se refere, seja poesia narrativa, prosa poética, romance, tese, ensaio ou reflexão, a escrita pauta-se sempre na primeira pessoa do singular.

Digamos que se trata de uma roupagem diferente no modelo literário.

Ana Mascarenhas não pretende de modo algum publicar muitos livros, apenas um por ano, de forma a deixar crescer cada rebento seu e, apenas livros que sejam paridos da Alma.

Cada letra, cada palavra, cada frase, texto e seu respetivo significado são todos eles nascidos da Alma, apenas ela, a Alma, dita o que escreve, como escreve e onde escreve. O tempo e o espaço são da Alma, as regras, também, o conteúdo, nem se fala e a forma a ela pertence. A vida que habita no corpo, na mente e na Alma da Ana Mascarenhas faz dela o que ela é: Igual por ser humana, mas única por ser a Ana.